O mundo é cheio de regras, as pessoas são cheias de regras. E já perceberam como é difícil viver em sociedade sem TER que se adaptar? Subjetivamente existe um padrão que você tem que seguir, senão com certeza será excluído, falo na forma figurativa, mas sim, se de alguma forma você foge dos padrões impostos socialmente, seja por escolhas, ou pelas idéias, naturalmente vai ser muito mais difícil ser aceito, o que é uma forma de exclusão.
E então, vestimos diariamente nossas máscaras, nos transformamos em personagens de nós mesmos e vamos ao palco da vida, no qual rimos das mesmas piadas, conversamos sobre as mesmas coisas, vivemos do mesmo modo, em uma constante luta de ir contra nossas escolhas. É muito difícil bater de frente, muito difícil não se adaptar e não se preocupar com que o outro vai pensar. Quem consegue agir assim, sem ferir o próximo ou sem se ferir, é um verdadeiro herói, pois certamente enfrenta e enfrentará guerras diárias, principalmente dentro de si.
Viver em sociedade é um desafio porque às vezes ficamos presos a determinadas normas que nos obrigam a seguir regras limitadoras do nosso ser ou do nosso não-ser...
Quero dizer com isso que nós temos, no mínimo, duas personalidades: a objetiva, que todos ao nosso redor conhece; e a subjetiva... Em alguns momentos, esta se mostra tão misteriosa que se perguntarmos - Quem somos? Não saberemos dizer ao certo!!!
Agora de uma coisa eu tenho certeza: sempre devemos ser autênticos, as pessoas precisam nos aceitar pelo que somos e não pelo que parecemos ser... Aqui reside o eterno conflito da aparência x essência. E você... O que pensa disso?
Que desafio, hein?
"... Nunca sofra por não ser uma coisa ou por sê-la..."
Clarice Lispector