sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Aprender a deixar ir

Perdas. Lidar com perdas é sempre muito difícil, porque naturalmente ninguém gosta de perder nada e nem ninguém, porque isso nos obriga a enfrentar emoções e sentimentos muito específicos, como posse, egoísmo, manipulação. Nos faz perceber o quão pequenos nós somos diante das coisas, e que na verdade não temos controle sobre absolutamente nada.
Em diversos momentos nos vemos querendo ter poder como se fosse Deus, mando aqui, resolvo ali, manipulo determinada situação. E quando se trata de lidar com o ser humano então essas vontades parece que se afloram ainda mais, queremos controlar o sentimento alheio, as decisões, a compania, a vida... Com que direito fazemos isso? Acho que é instintivo. Essa necessidade de controle sobre a vida vem de uma certa prepotência e egoísmo sim, mas nem sempre regido por forças negativas, muitas vezes é por puro amor. Não queremos perder porque amamos. Porque amamos queremos ter as pessoas ao nosso lado e às vezes ignoramos até o sofrimento alheio com a garantia que não iremos perder e manter a nossa tranquilidade cômoda. Mas esquecemos que é porque amamos que devemos deixar ir, que porque amamos que deveríamos entender que tudo tem seu tempo, que não temos domínio sobre nada e nem deveríamos ter e que cada um tem sua história e não cabe a nós interferirmos.
Na teoria isso tudo é muito bonito, mas e na prática? Quando a vida nos prega uma peça e desprevenidos nos tira algo que não é nosso, mas estava enraizado em nós como se fosse? Quando sem mais nem menos perdemos uma parte de nós? Não digo uma pessoa, pois cada um que passa em nossa vida se torna parte de nós, parte de nossa formação, parte de nossas influências, parte do que nos tornamos de verdade. Como deixar de lado todo esse sentimento egoísta quando uma grande parte de nós vai embora sem mais nem menos?
E agora só ficam as lembranças... Como não ter mais as macarronadas de domingo, o incomparável arroz doce, os beijos e apertões quando menos se espera, uma mão trêmula pra pegar o copo de leite bem quente, histórias e mais histórias sem fim de um passado, ou dos parentes da Bahia, ou do casamento com o vizinho apaixonado, até um jeitinho meio rabugento e reclamão, como não ter mais? Como não ter mais os barulhos intermináveis quando se está dormindo, a almofada jogada no meio da casa, o amor sem fim, a alegria de viver, a risada alta, os grampos espalhados em todo canto, a fragilidade demonstrada em cada gesto, em cada olhar, como não ter mais? Como deixar ir, sendo que uma parte de toda minha história está indo embora também?
É nessas horas que vemos o quanto somos egoístas e manipuladores, porque tudo o que eu queria era ter esse poder sobre as minhas mãos, de mudar as coisas, de voltar no tempo, de ser Deus nem que fosse por instantes. Sei que é fraco, mas é humano.
Não tem como evitar todas aquelas frases clichês: “Tudo tem seu porque”; “Cada um cumpre sua missão”; “Nada como o tempo”. E eu acredito nisso tudo, acredito mesmo. Mas a realidade é tão mais colorida vista de fora, é tão mais bonita falada e não sentida.
Ta aí um grande desafio, aprender a perder, aprender a deixar ir, aprender a se deixar ir... Porque a vida é assim, ela simplesmente vai...


“Tua palavra, tua história
tua verdade fazendo escola
e tua ausência fazendo silêncio em todo lugar

metade de mim
agora é assim
de um lado a poesia o verbo a saudade
do outro a luta, a força e a coragem pra chegar no fim”


(“O anjo mais velho” – O Teatro Mágico)

3 comentários:

  1. Puta que o pariu, "Como deixar ir, sendo que uma parte de toda minha história está indo embora também?"

    ResponderExcluir
  2. nossa Mó.... q lindo isso q vc escreveu!
    "Ta aí um grande desafio, aprender a perder, aprender a deixar ir, aprender a se deixar ir... Porque a vida é assim, ela simplesmente vai..."

    ResponderExcluir
  3. Amiga... Num é que tem uma poetisa dentro de vc??? Rsrsrs...
    Os clichês cumprem o papel de divulgar verdades ao longo do tempo. Só são verdade pq são clichês, e só são clichês pq são verdade.
    Então... pq não mais um? rsrsrs
    "Liberte tudo o que ama"...

    ResponderExcluir