sábado, 26 de dezembro de 2009

Respeito é bom e eu gosto

Respeito é bom e eu gosto. E quem não gosta???
O difícil é saber qual é o limite do respeito e a partir de onde se torna desrespeito. É uma linha muito tênue, muito frágil e que se quebra com qualquer deslize, qualquer distração.
Segundo o dicionário: 1 Ação ou efeito de respeitar ou respeitar-se. 2 Aspecto ou lado por onde se encara uma questão; consideração, modo de ver, motivo, razão.
Desrespeito, mais do que destratar ou ofender entra na questão da razão, do modo de ver, do ponto de vista.
Desrespeito no pensar, no agir e até no sentir.
Desrespeito é quando o seu modo de ser se torna o centro do seu mundo inferiorizando ou renegando qualquer outra atitude, forma ou jeito de lidar com as coisas que não seja igual ao seu, sem ter a sensibilidade de perceber o quão as pessoas são diferentes.
Com que direito as pessoas criticam suas reações, suas decisões, seus sentimentos baseados no modo delas de pensar? Com que direito julgam a personalidade alheia baseado em nada?
Porque quem julga geralmente não tem base, às vezes acha que tem, mas a superficialidade dos pensamentos e do envolvimento com o outro é tão grande que é mais fácil julgar do que ir mais a fundo, entender, compreender ou aceitar que cada um do jeito que é, e que isso não torna ninguém melhor ou pior.
Pessoas não são robôs, não são máquinas programadas pra serem iguais... Elas sentem, choram, pensam, tem momentos de solidão, alegria, irritação e isso também tem que ser respeitado. Querer impor uma situação que não é a da sua vontade também é um desrespeito a individualidade.
Cada um sabe o que pega, onde toca, o que fere.
Então que sejamos, cada um do seu jeito, com sua forma de pensar, de agir, de reagir e sempre com cuidado pra não violentar esse direito de ser de cada um.


“Você que nem me ouve até o fim
Injustamente julga por prazer
Cuidado quando for falar de mim...

Perceba que não tem como saber
São só os seus palpites na sua mão
Sou mais do que o seu olho pode ver...”
(Pitty)

Um comentário: