segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Qual foi a melhor coisa do seu dia?

Blogs são usados com diversas intenções. Alguns usam como ferramenta de trabalho, críticas, diversão. Criei esse blog mais como uma forma de diário. Relaxa que ninguém aqui vai ter que dividir comigo minhas dores, meus costumes, meus amores...rs.
É mais para compartilhar idéias, desabafar meus inconformismos, ou comentar sobre o que acho interessante, como: cinema, teatro, atitudes... Sempre que escrevo me sinto mais atuante, seja para mudar algo na sociedade, mesmo que pareça imperceptível, ou até mesmo para mudar algo dentro de mim. Enfim, assim como a mente é livre pra voar, não vou rotular meus pensamentos, minhas divagações...


Esses dias me surpreendi com uma pergunta que aparentemente parece simples, mas me causou um incomodo enorme quando eu não consegui responder imediatamente, tive que pensar... pensar... E ainda assim não respondi com convicção. Ai vai.
Qual foi a melhor coisa do seu dia?
É, parece fácil de responder, mas ai quando a gente se depara com ela vê que não é bem assim. Aposto que achariam um monte de respostas superficiais, mas sem se dar conta do que te fez bem de verdade. E isso mexeu comigo, porque reparei o quanto a vida passa despercebida.
As pessoas passam pela vida, elas não vivem de verdade. Cumprem suas obrigações, trabalham, estudam, até se divertem, e no dia seguinte começa tudo de novo. Mas realmente a gente sabe com que intuito fazemos tudo isso? O que acrescenta na nossa essência? Sei que sempre aprendemos com as experiências diárias, mas nem sempre isso é perceptível. Depois dessas questões vi que corro o dia inteiro, sei onde eu quero chegar, e até tenho a sensação de missão cumprida, mas em todo esse percurso não olhei o que estava fazendo, mas apenas que estava fazendo, e no fim do dia não consegui responder, sem parar pra pensar, qual foi a melhor coisa do meu dia.
Mas acho que vai ainda mais além, se não temos a sensibilidade de olhar pra nós mesmos de verdade, como olhar pro outro e entender as suas necessidades, ou supri-las. Não digo apenas na convivência com pessoas próximas, mas na sociedade em geral. É violência, incompreensão, egoísmo, desrespeito, e mais um monte de adjetivos que eu poderia citar, mas como perceber ou mudar certas coisas, sendo que o ser humano não tem controle nem da sua própria vida.
Fui longe né. Mas é que realmente acho que se aprendermos a olhar para o que sentimos de verdade e valorizarmos as pequenas coisas que passam diante de nossos olhos e são muito mais importantes do que grandes conquistas, naturalmente aprenderemos a olhar para o outro e aos poucos as coisas podem ser modificadas, tanto fora, quanto dentro de nós.
Mas e ai.
Qual foi a melhor coisa do seu dia?


"A gente fica meio... meio desencontrado do que a gente é... né?
... se abusá não da nem tempo de aprende as coisa"

(O Tudo é uma coisa só - O Teatro Mágico)






3 comentários:

  1. Qdo me fizeram essa pergunta tb fiquei um bom tempo pensando... deveria ser simples de responder... é como vc disse, parece q deixamos algo no caminho, sei lá... daqui a pouco eu vou estar divagando tb haha

    bjoooo

    ResponderExcluir
  2. nao sei dizer qual foi a melhor coisa do meu dia... muito menos quais foram as melhores coisas dos ultimos dias... as vezes um filme me pega, outras um livro, e outras vezes um simples bate-papo. Tbm não sei pq a gnt tem dificuldade pra recordar... vai ver q é pq a gnt é apegado à superficialidade nos relacionamentos. É mais seguro.

    ResponderExcluir
  3. Por mais que a gente se policie, alguns dias sempre acabam passando batido. Por mais que a gente tente lutar contra o esquecimento a desvalorização do momento, estamos sujeitos a ditadura do tempo, e ele não perdoa, não espera para que ao menos paramos para observar a paisagem ou até mesmo quem esta ao nosso lado. Ir de contra isso, é ser poeta, um artista fracassado que se nega entender que o tempo é dinheiro.
    O que eu fiz ontem?

    ResponderExcluir