quarta-feira, 26 de maio de 2010

VÓ NINHA


Foto: Fernanda SO

Quem somos nós pra falar do merecimento de cada um, mas na minha humilde condição humana que me acho no direito de julgar ou não as vontades de Deus, só posso dizer que se tem alguém que não merecia passar por tudo que está passando essa pessoa é minha vó.
Um ser tão iluminado que até gera ciúmes de nossa parte, rs (minha e da minha irmã) pela quantidade de netos acoplados que ela tem espalhados por ai. É unânime e imediato, alguém conhecer ela e pronto, já acha que é neto também, mas é uma reação até aceitável, porquê quem não queria ter o privilégio de tê-la por perto como eu tive minha vida inteira.
Não digo isso apenas pelo amor que tenho como neta, mas pela a admiração que ela conquista de cada um. Acho que não tenha ninguém a quem eu possa dedicar tantos elogios como minha Vó Ninha. O sorriso mais lindo que eu já vi, a energia mais positiva que já presenciei, as palavras mais doces e amorosas que já ouvi...
É ela que me criou, ela quem encobria minhas travessuras de criança pra minha mãe não brigar comigo, ela que me defendia dos meus primos quando me provocavam, ela que fazia massinha de farinha pra eu brincar e cabaninha de cobertor, ela que passava de seus limites até mesmo físicos para nos poupar sempre de ter trabalho com alguma coisa, ela que bastava eu pensar que queria algo que no mesmo momento estava ela com um bolo de cenoura, um bolinho de chuva. E mesmo eu crescendo continuava ela ali a me mimar como se estivesse pra sempre 5, 6, 7 anos. E o dinheirinho todo mês que vinha sempre acompanhado da mesma frase: “Filinha é pouquinho, mas é pra você comprar um sorvete”. As disputas pelo banheiro, bastava entrar no banheiro e lá estava ela só querendo fazer um xixi rapidinho, rsss.
É ela que sempre fez festa quando eu chegava em casa cansada do trabalho, é ela que ficava até de madrugada esperando eu chegar da faculdade ou de algum compromisso, com a luz acesa, pra ter certeza que ia ganhar um beijo de boa noite. Ela que colocava meus pés no chão quando eu não aceitava alguma situação imposta pela vida: “Filinha Deus sabe o que faz, tem que ter paciência”.
Eu nunca vi minha vó reclamar, blasfemiar, eu nunca vi ela nem sequer de mau humor, e olha que ela já passou por cada uma nessa vida.
E agora mais uma vez, passando por mais uma provação, pergunta se ela reclama, jamais, está sempre sorrindo e falando que vai melhorar, faz festa com um simples mingauzinho de maisena como se fosse um banquete, ri quando todo mundo se desespera, mas ela está la com a mesma calma, positivismo e palavras de conforto de sempre.
Continua sendo uma lição de vida mesmo no fim da vida.
Mas eu sou apenas a neta dela e não tenho nem metade da compreensão e aceitação que ela tem de certas coisas e por isso que ainda me pergunto, porque ela ta sofrendo tanto???
Eu precisava escrever, precisava por pra fora, pra ver se entendo, ou aceito que é o ciclo natural das coisas. Mas eu juro que já não agüento mais tudo isso, não me lembro de passar por momentos tão doloridos como esses. Só que cada vez que quero me inconformar a única coisa que eu penso são aquelas palavras que vão estar comigo pra sempre: ”Filinha tenha calma, Deus sabe o que faz!!!” E eu sei que ela ta certa.



Não vá embora
Fique um pouco mais
Ninguém sabe fazer
O que você me faz

É exagero
E pode até não ser
O que você consegue
Ninguém sabe fazer.

TEOREMA (Legião Urbana)

2 comentários:

  1. Monica, eu sei muito bem do que voce esta falando. A Vo Ninha sempre fez a minha vida mais colorida.

    Eu me lembro de passar ferias na casa dela, ano apos ano. O paozinho da Vo Ninha, a famosa macarronada do domingo...

    A minha barriga cheia de massa crua ( que eu ia roubar enquanto o pao crescia embaixo dos guardanapos).

    A alegria dela a cada conquista nossa. E quando digo nossa, e NOSSA mesmo, por que a Vo Ninha sempre celebrou a vitoria de todos nos. Acho que celebrava ate dos desconhecidos.

    A Vo Ninha que sempre teve uma palavra amiga, um gesto de carinho, um cafune extra pra dar. A Vo Ninha que nos viu crescer e que ajudou a formar quem somos hoje.

    Quando eu levei as meninas para visita-la, ha dois anos atras, ela foi falando de leve pra elas:

    Olha, eu sou sua bisavo. E Bisavo ama sempre. Mesmo que a bisa nao esteja por perto, bisa ama de longe, bisa ama ate la do ceu.

    Meus olhos se encheram de lagrimas. Eu sabia muito bem do que ela estava falando. PArece que ela vem se preparando para nos deixar ha muito tempo, mas agora, que a coisa esta apertando, ela esta sem coragem.

    Ela deve olhar pra nos e pensar: - Xiii, quem e que vai cuidar de todos eles?

    Vo Ninha, voce ajudou a formar cada um de nos. Voce colaborou coma formacao dos nossos valores, do nosso carater. Pode ficar tranquila. Nos vamos conseguir nos virar!! E quando a coisa apertar, nos sabemos que voce vai estar sempre ali, pronta pra nos dar a mao.


    www.inaier.blogspot.com

    Prima, confie. Deus sabe o que faz... Eu amo voce. Ciumenta ou nao ciumenta!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, eu não me lmebro de ver a VÓ Ninha de mal humor..........
    Uma pessoa realmente iluminada e sempre positiva..
    Deus sabe o que faz, e não dá um fardo maior do que podemos carregar.......
    E quando eu voltar, espero vê-la em casa....

    ResponderExcluir