quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O essencial é invisível aos olhos

Hoje eu terminei de reler “O Pequeno Príncipe”, na verdade achava que nunca tinha lido, mas cada página que eu virava ia me lembrando das viagens do principezinho.
Tive essa sensação por ter lido há muito tempo atrás, então naquela época acho que não significou muita coisa, talvez porque por ser criança ainda não entendia muito do que está nas entrelinhas. E pra minha surpresa, dessa vez foi muito mais impactante do que eu poderia imaginar, to ha horas pensando, pensando e pensando...
Um livro tão simples, mas tão complexo. Pra entender de verdade você tem que ter o olhar de um adulto, mas com a pureza de uma criança. Porque “Pessoas Grandes são muito esquisitas” elas não entendem conceitos tão simples como amar, cativar, valorizar as pequenas coisas, já a criança por ter um olhar mais desprendido vêem mais facilmente o que importa, enxergam além da superficialidade.
“Pessoas grandes se ocupam com coisas sérias”, mas realmente é com o que chamamos de sério que devemos nos ocupar? Definitivamente não. Buscar sem saber a real intenção. Reinar sobre nada, mas para provar que tem poder. Comprar apenas para mostrar que tem. Se preocupar só com a com a aparência sendo que o essencial é invisível aos olhos. É... realmente pessoas grandes são muito esquisitas.
Se ainda tivéssemos a alma de uma criança, iríamos perceber que cuidar dos outros assim como o principezinho cuida de sua rosa é uma a forma muito mais valiosa de aproveitar o tempo. Cativar as pessoas fará com que nos tornemos únicos e dessa forma teremos sempre nosso espaço no coração. Lutarmos por objetivos reais tornará nossos sonhos mais palpáveis, mais verdadeiros. E se olharmos mais para o céu veremos que temos milhares de estrelas todos os dias e o quanto elas tornam nossa noite mais bela, alegre, iluminada.
Pois é, divagações e divagações, e acho que ainda vou muito mais além, vou ficar um bom tempo tentando entender muita coisa... Porque demorei tanto pra descobrir o que parece simples? Acho porque virei gente grande, e não devia ter deixado isso acontecer.


”é preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas.”

“Quando alguém quer um carneiro, é porque ele existe”

“Não soube compreender coisa alguma! Devia ter julgado pelos atos não pelas palavras.”

“é preciso exigir de cada um, o que cada um pode dar.”

“É bem mais difícil julgar a sim mesmo do que julgar os outros. Se consegues julgar-te bem, és um verdadeiro sábio.”

“Os homens cultivam 5 mil rosas num mesmo jardim...e não encontram o que procuram...E no entanto o que eles procuram poderia ser encontrado numa só rosa...Mas os olhos são cegos. É preciso buscar com o coração.”

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”

“Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”

(O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint –Exuperi)

Um comentário:

  1. eu sei bem o q vc quer dizer... reli esse livro no começo de 2009 e tive a mesma sensação.... tão lindo, tão impactante... espero levar comigo pra sempre s ensinamentos do princepezinho.

    ResponderExcluir